IV MOSTRA CINEMA SESCPE

Apresentando os anseios provocados pela pandemia do novo coronavírus, filme ‘Angustura’ integra Mostra Sesc de Cinema PE

Publicado por em nov 18, 2021 em Timeline da Mostra Cinema Presencial

Continue

Apresentando os anseios provocados pela pandemia do novo coronavírus, filme ‘Angustura’ integra Mostra Sesc de Cinema PE

Filme Angustura. Foto: Divulgação

Medo. Incerteza. Solidão. Dor. Desde o início de 2020 o mundo acompanha e sente de perto os efeitos de uma das mais graves pandemias já existentes na história.

A falta de convívio social, o elevado número de casos e mortes, o perigo eminente e invisível causado por um vírus despertou uma angústia coletiva. O novo coronavírus provocou sintomas, sequelas e  sentimentos dos mais diversos. Ninguém saiu ileso.

Pensando em transmitir os anseios da atual sociedade, sobrevivente de uma grave crise sanitária que ainda se instala, o diretor pernambucano Caio Sales exibirá na programação da 4ª edição da Mostra Sesc de Cinema PE, o curta-metragem ‘Angustura’.

O filme, produzido por meio da Lei Aldir Blanc em Pernambuco, possui narrativa essencialmente baseada nas trágicas consequências da pandemia do novo coronavírus.

Composta quase que integralmente por sons e imagens da internet, a proposta da produção, segundo o diretor, é evocar um estado de espírito, uma dimensão de uma disposição emocional afetada pelo contexto da pandemia e pela condição de isolamento social.

Além de acompanhar a expressividade íntima, confessional e reflexiva de sua personagem, o curta-metragem busca configurar uma representação fabular de uma angústia real do nosso tempo e destaca a suspensão das certezas diante de tamanho colapso causado pelo vírus.

Diretor de Angustura Caio Sales. Foto: Mariana Guerra/Divulgação

Durante o período presencial da Mostra Sesc de Cinema PE, a obra será exibida em quatro sessões em datas, horários e locais que podem ser conferidos neste site.

Angustura é um dos 21 filmes escolhidos para compor a edição da Mostra presencial e virtual deste ano e também concorrerá ao prêmio Celso Marconi de melhor filme por meio de votação popular on-line que será realizada no período de 26 de novembro a 10 de dezembro.

Além do diretor Caio Sales, cineasta que se dedica a produções autorais e projetos de cinema e educação, Angustura conta com a colaboração de Luana Assis (elenco), Rafaela Cruz (revisão de texto), Cássio Sales (finalização de áudio), Gio Simões (arte/cartaz) e Celso Hartkopf (design gráfico).