IV MOSTRA CINEMA SESCPE

‘As Vezes Que Não Estou Lá’: um olhar sobre o transtorno de personalidade borderline na Mostra Sesc de Cinema PE

Publicado por em nov 18, 2021 em Timeline da Mostra Cinema Presencial

Continue

‘As Vezes Que Não Estou Lá’: um olhar sobre o transtorno de personalidade borderline na Mostra Sesc de Cinema PE

Filme As Vezes Que Não Estou Lá. Foto: Safra Moreira/Divulgação

Pessoas diagnosticadas com o transtorno de personalidade borderline apresentam entre as principais características a instabilidade emocional associada à impulsividade, insegurança, além de relações sociais problemáticas.

O medo intenso, a raiva intermitente e a auto depreciação também são frequentemente observados em quem possui tal síndrome evidenciada no curta-metragem ‘As Vezes Que Não Estou Lá’, que conta a história da bailarina Rossana, alter-ego criado pela autora pernambucana Dandara de Morais.

Lançado mundialmente na sessão ‘Documentari’ do River Film Festival, na Itália, em 2020, o filme, que faz parte da programação da 4ª edição da Mostra Sesc de Cinema PE, também trata sobre os conflitos de raça enfrentados pela autora em seu dia a dia.

O projeto possui equipe formada majoritariamente por mulheres negras, contou com financiamento do Edital Funcultura Audiovisual de 2018 e teve entre suas locações o Teatro de Santa Isabel, o Studio de Dança do Recife e a MauMau Galeria.

Além da Itália, o curta já foi exibido em festivais importantes como Esto Es Para Esto (México), Cine Esquema Novo (Porto Alegre), Vues D’Afrique (Canadá), FICLAPAZ (Bolívia) e Olhar de Cinema (Curitiba), e também recebeu duas premiações no BIMIFFI, nas categorias de Melhor Edição de Média Metragem e Melhor Cineasta Brasileira.

Diretora Dandara de Morais. Foto: Safra Moreira/Divulgação

A diretora multiartista da obra, Dandara de Morais, também é roteirista e atriz protagonista do curta “Bup” (2018), premiado no 25º Festival de Vitória e no XI Janela Internacional de Cinema. Atuou no longa “Ventos de Agosto” e foi premiada no Festival de Brasília como Melhor Atriz.

As Vezes Que Não Estou Lá é um dos 21 filmes escolhidos para compor a edição da Mostra presencial e virtual deste ano e também concorrerá ao prêmio Celso Marconi de melhor filme por meio de votação popular on-line que será realizada no período de 26 de novembro a 10 de dezembro.