IV MOSTRA CINEMA SESCPE

Impacto ambiental provocado por derramamento de óleo no Nordeste é retratado em ‘Fragmentos de Gondwana’

Publicado por em nov 18, 2021 em Timeline da Mostra Cinema Presencial

Continue

Impacto ambiental provocado por derramamento de óleo no Nordeste é retratado em ‘Fragmentos de Gondwana’

Filme Fragmentos de Gondwana. Foto: Adalberto Oliveira/Divulgação

O derramamento de óleo no litoral do Nordeste, em agosto de 2019, causou grande impacto ambiental nas praias e mangues atingidos. O Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, foi um dos locais afetados.

Com o intuito de registrar e denunciar tamanho desastre ambiental, o filme Fragmentos de Gondwana apresenta o impacto dessa tragédia entre a comunidade pesqueira moradora da Vila Suape e as pessoas que dependiam do turismo local. 

O tema foi para além das filmagens. Desde meados de 2020, o diretor Adalberto Oliveira atua na coleta de resíduos e limpeza de mangues e ilhas de Suape, além de fotografar as ações mobilizadas por um projeto de atuação mundial.

Diretor Adalberto Oliveira. Foto: Adalberto Oliveira/Divulgação

A obra possui versão acessível, com legendas descritivas para surdos e ensurdecidos (LSE) e é uma das 21 produções escolhidas para compor as etapas de exibição presencial e virtual da 4ª edição da Mostra Sesc de Cinema PE.

Desde lançado, o filme já participou do 1° Festival de Cinema Nacional de Chapecó, onde recebeu o prêmio de melhor documentário.

Também foi selecionado para exibição no Festival Internacional de Imagem de Natureza (FIIN), em Portugal; 10º Festival Sergipe de Audiovisual (Sercine); 13º Circuito Penedo de Cinema na Mostra Velho Chico de Cinema Ambiental, em Alagoas; e XVII Panorama Internacional Coisa de Cinema 2021. 

Durante a Mostra Sesc de Cinema PE, Fragmentos de Gondwana também concorrerá ao prêmio Celso Marconi de melhor filme por meio de votação popular on-line que será realizada neste site no período de 26 de novembro a 10 de dezembro.