IV MOSTRA CINEMA SESCPE

Em exibição na Mostra Sesc de Cinema PE, filme ‘Ethxô Nandudya’ retrata impacto da pandemia em aldeia indígena de Pernambuco

Publicado por em nov 18, 2021 em Timeline da Mostra Cinema Presencial

Continue

Em exibição na Mostra Sesc de Cinema PE, filme ‘Ethxô Nandudya’ retrata impacto da pandemia em aldeia indígena de Pernambuco

Filme Ethxô Nandudya. Foto: Divulgação

A pandemia do novo coronavírus causou impacto em todo o mundo, e não foi diferente nas aldeias indígenas.

No município de Águas Belas, na Zona Rural de Pernambuco, o povo Fulni-ô acompanhou os desdobramentos diários da doença por meio de jornais televisivos e internet. 

Com o avanço no número de casos, a convivência na aldeia mudou e novas estratégias foram adotadas para tentar seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com o intuito de narrar a pandemia a partir do olhar e contexto do povo nativo, o coletivo de cinema indígena Thul’se Audiovisual desenvolveu o curta-metragem Ethxô Nandudya, que significa ‘doença rara’ na língua do povo Fulni-ô.

Filme Ethxô Nandudya. Foto: Divulgação

O filme, inspirado no livro ‘Ideias para Adiar o Fim do Mundo’, de Ailton Krenak, foi selecionado para a 4ª edição da Mostra Sesc de Cinema PE e será exibido em seis sessões em locais, datas e horários que podem ser conferidos neste site.

O curta é um dos 21 filmes escolhidos para compor a edição da Mostra presencial e virtual deste ano e também concorrerá ao prêmio de melhor filme por meio de votação popular on-line que será realizada no período de 26 de novembro a 10 de dezembro.

Ethxô Nadudya já foi exibido junto a outros filmes de cineastas indígenas pernambucanos no especial Agosto Indígena, realizado este ano na TVPE.

O filme também ganhou uma versão com acessibilidade de áudio descrição e libras para ser exibido no VerOuvindo – Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife.