IV MOSTRA CINEMA SESCPE

‘Sobre Olga’: opressão familiar na infância é tema de filme que integra Mostra Sesc de Cinema PE deste ano

Publicado por em nov 18, 2021 em Timeline da Mostra Cinema Presencial

Continue

‘Sobre Olga’: opressão familiar na infância é tema de filme que integra Mostra Sesc de Cinema PE deste ano

Filme Sobre Olga. Foto: Divulgação

Heta ysyryre gueteri jahasata significa, na língua indígena guaraní, “muitos caminhos para percorrer”. É a partir desta narrativa que a história da personagem principal do curta-metragem “Sobre Olga” é representada.

O filme, que compõe a 4ª edição da Mostra Sesc de Cinema PE, se debruça sobre a realidade de uma menina que sofre com a opressão familiar enfrentada dentro da própria casa.

Em um sábado diferente dos outros, a partir de encontros e aventuras um tanto quanto inquietantes, a garota Olga consegue escapar do contexto de conflitos e vivencia um momento de liberdade com a natureza e amigos.

Filme Sobre Olga. Foto: Divulgação

O curta-metragem, dirigido por Thayná Almeida, conta com uma equipe majoritariamente feminina, e só conseguiu ser viabilizado por meio de financiamento coletivo mobilizado por toda a equipe.

Sobre Olga ganhou o prêmio do público no Festival Morce-Go Vermelho, em 2020, além de ter participado de outros festivais e mostras, sendo eles: a Semana do Audiovisual Negro, em Pernambuco; a Mostra Negritude Infinita, no Ceará; Mostra de Cinema Negro de Sergipe; e a Mostra Orobó de Cinema. 

Diretora Thayná Almeida. Foto: Divulgação

A diretora Thayná Almeida, curadora e crítica de cinema, atua preferencialmente nas áreas de roteiro e direção. Um de seus destaques é o curta-metragem “Escalpelo” (2015). Thayná também prestou consultoria de roteiro para trabalhos como “Propriedade Privada”, de Daniel Bandeira, e colaborou no roteiro do projeto de série documental “Cidades abandonadas”, de Fabiana Moraes.

Durante a Mostra Sesc de Cinema PE, o filme Sobre Olga concorrerá ao prêmio Celso Marconi de melhor filme por meio de votação popular on-line que será realizada neste site no período de 26 de novembro a 10 de dezembro.